Tendências do mercado de ingredientes naturais

por | out 17, 2016 | Mercado | 0 Comentários

 

A alimentação saudável tem se tornado uma preocupação cada vez maior da população em geral. No Brasil, 79% dos consumidores afirmam terem trocado produtos habituais por outros com ingredientes naturais, segundo revelou uma pesquisa da Kantar Wordpanel realizada em 2015.

E não para por aí. Sabemos que hoje o Brasil já é o quinto maior mercado de alimentação saudável do mundo, movimentando US$ 27,5 bilhões em vendas somente no ano passado, de acordo com levantamento da agência de pesquisa norte-americana Euromonitor.

Para atender às novas exigências do consumidor, indústrias de alimentos e bebidas têm investido cada vez mais na busca de ingredientes naturais para a formulação de produtos sem corantes artificiais, sem conservantes, sem adição de açúcar e que tragam algum tipo de benefício para a saúde.

Uma grande mostra disso é a indústria de bebida que procura novas alternativas frente à queda do consumo de refrigerante – só nos Estados Unidos as vendas caíram 25% nos últimos 20 anos. Uma das tendências são as águas gaseificadas com sabor, a exemplo da marca americana LaCroix, que impulsionou as vendas com um produto 100% natural.

Outro produto que está fazendo sucesso no mercado internacional é a água de bétula, que chega como uma alternativa mais saudável aos sucos de caixinha. O produto é extraído da seiva de árvores da família das Betuláceas e apresenta uma leve doçura, além de muitos benefícios nutricionais, como vitaminas, proteínas e minerais.

Ingredientes naturais em alta também no Brasil

O aumento da procura por ingredientes naturais no Brasil impressiona: um crescimento de 20% nos últimos quatro anos, contra 8% no resto do mundo.

Um outro estudo da consultoria Nielsen também comprova essa tendência e mostra que 44% dos consumidores dão preferência a produtos sem corantes artificiais e 42% optam por itens sem sabores artificiais.

No varejo, já se nota uma queda no consumo de produtos como margarinas e pães industrializados, ao mesmo tempo que itens como água de coco e leite sem lactose estão em alta. Tanto é que muitos supermercados acompanham esta “onda” com a criação de espaços exclusivos para exposição de alimentos naturais e orgânicos em suas lojas.

É por isso que cada vez mais empresas optam por investir em produtos mais saudáveis. Como resultado, fornecedores de matérias-primas estão sendo cada vez mais procurados para colaborar no desenvolvimento de lançamentos deste tipo, a exemplo da Blue Macaw Flora, que oferece ingredientes naturais derivados de plantas da flora brasileira ao mercado de alimentos, bebidas e suplementos do mundo todo.

“Sentimos essa ascensão dos ingredientes naturais ao longo dos anos, e tivemos que aumentar em 35% a produção de nossos extratos secos, polpas desidratadas e granulados de frutas para atender à demanda das indústrias de alimentos e bebidas no Brasil e no exterior”, afirma Ana Tovazi, sócia-diretora da Blue Macaw Flora.

Com o uso de ingredientes naturais toda a cadeia sai ganhando, pois garante a fabricação de produtos mais benéficos à saúde, a exemplo de cereais com grãos integrais, snacks de fruta sem glúten e sem lactose, cookies sem gordura trans, entre muitas outras novidades que tendem a surgir com a exigência desse novo consumidor.

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